História da Arte Chinesa

TIEN SHÊNG.Bambu.
Site sobre Arte Chinesa
Pinturas de bambus eram particularmente estimadas, durante os períodos de voga da paisagem Sung (960-1279) e Yuan (1280-1368), pela escola intelectual chamada "da pintura de poeta". Isto é fácil compreender se se lembra que a pintura chinesa derivou da escrita e da caligrafia, representações gráficas de idéias e coisas. Diz-se muitas vezes que o bambu, flexível e robusto, simboliza o homem, curvando-se e endireitando-se, sob os golpes da adversidade. Mas, talvez, seria bom lembrar, também, o quanto essas formas vegetais, com suas hastes delgadas e elegantes, de fôlhas pequenas, e constantemente se agitando, se prestam às pinceladas rápidas da caligrafia. Daí, talvez, o favor do motivo, sempre presente junto aos pintores, poetas e calígrafos. Entre os grandes artistas que pintaram o bambu contam-se Kuo Hsi (1020-1090), Su Shih, mais conhecido pelo nome de Su T'ung-po (cerca de 1036-1101); Wên T'ung (1049-1079) e Mi Fei (1051-1107).
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Pinturas de bambus eram particularmente estimadas, durante os períodos de voga da paisagem Sung (960-1279) e Yuan (1280-1368), pela escola intelectual chamada "da pintura de poeta". Isto é fácil compreender se se lembra que a pintura chinesa derivou da escrita e da caligrafia, representações gráficas de idéias e coisas. Diz-se muitas vezes que o bambu, flexível e robusto, simboliza o homem, curvando-se e endireitando-se, sob os golpes da adversidade. Mas, talvez, seria bom lembrar, também, o quanto essas formas vegetais, com suas hastes delgadas e elegantes, de fôlhas pequenas, e constantemente se agitando, se prestam às pinceladas rápidas da caligrafia. Daí, talvez, o favor do motivo, sempre presente junto aos pintores, poetas e calígrafos. Entre os grandes artistas que pintaram o bambu contam-se Kuo Hsi (1020-1090), Su Shih, mais conhecido pelo nome de Su T'ung-po (cerca de 1036-1101); Wên T'ung (1049-1079) e Mi Fei (1051-1107).
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